Tuesday, January 30, 2007

mysterium eridani IV

... Vagueando pela blogosfera, eridanus foi vencido pelo cansaço e adormeceu. Ao acordar, o seu mundo familiar tinha desaparecido, e o retomar da consciência mostrou-lhe, gradualmente, que ía sendo conduzido, por mão invisível, numa aproximação ao planeta Tao: eridanus acordou num universo remoto, de mundos virtuais desconhecidos:

ali, mal refeito do espanto, eridanus foi surpreendido pelo cair da noite e do que parecia ser uma chuva de luz violeta; tremendo de frio, procurou escapar-lhe, mas acabou sendo atingido por uma gota - seria um programa, um algoritmo flutuante cujas linhas de código logo o teleportaram para outro mundo


... Eriador, foi-lhe murmurado, seria o nome deste outro mundo... ou assim eridanus julgou ouvir, de algumas folhas agitadas pelo vento... um vento que, dissipada alguma névoa mais densa, lhe permitiu entrever a luz bruxuleante de algumas tochas acesas na frente de uma estalagem


eridanus entrou, sentou-se e, num ambiente reminiscente de contos antigos, perdidos na memória, ouviu viajantes que, sem o verem, narravam entre si a fantástica história da sua própria visita ao Castelo Sem Nome... e de como por lá ficara perdido um peregrino chamado... chamado eridanus !


... gritou, mas ninguém ouviu o seu grito,

o sonho e a vigília entrelaçaram-se, veio o dia

e foi sob a luz de outra estrela que eridanus se viu

reflectido nas águas de um regato nas montanhas de Leaves...

*

«Dizer não posso como lá cheguei.

P'lo sono que de pronto me invadiu

Quando da vera estrada me apartei.»

*

*

Fontes: do texto: a conjectura existencial de eridanus; Dante Alighieri, «Inferno», canto 1, 4; das imagens: fotografias de Tao, de Eriador e de Leaves, encontradas num bornal, perdido à beira de uma estrada esquecida.


17 comments:

Isabel José António said...

Caro Eridanus,

O sonho é um facto muito importante na vida. Certamente que quando sonhamos, de algum lugar hão-de vir as imagens que se sonham. Do Inconsciente Colectivo, como dira Jung?

Ou a parte onírica é tão real como as coisas que pensamos serem reais?

É que, até agora, pensava-se que só eram reais as coisas que conseguíamos ver. Mas tal não é inteiramente verdade. Se formos procurar como a Ciência o faz, na base das coisas reais estão coisas mentais, tal como Pitágoras, dizia no tempo dos Gregos. Só as conseguimos representar por números e fórmulas matemáticas que são meras abstracções.

Muito bem representado e contado este sonho. Dá uma impressão vívida.

Um abraço

José António

Anonymous said...

Já pensou que fostes levado ao plano espiritual, relembrando uma vida passada?

Eridanus said...

Caro José António

O comentário que teve a gentileza de nos deixar suscita-me uma interrogação a que não consigo dar resposta, ao menos por agora:

Qual será a categoria (ontológica?) daquilo que é narrado por eridanus, nas suas deambulações através deste magma emergente de mundos virtuais?

Com efeito, se é verdade que a narrativa tem contornos de alguma efabulação, por outro lado, não é menos verdade que eridanus atravessou realmente aquele magma, isto é: eridanus esteve realmente naqueles mundos, falou neles com os viajantes que ali encontrou, consentiu nalguma sedução das mulheres com que se cruzou e está longe de poder dar por concluida a sua viagem...

... sonhará eridanus a realidade dos mundos virtuais que visitou?... talvez... mas o sentimento que ali experimentou, a sua fruição dos encantamentos que lhe foram prodigalizados... eis o que perdura no ritmo do seu coração... do seu coração vivo!

um abraço cordial

Eridanus

Eridanus said...

... quem sabe Sandra?

... um passado recente, decerto que sim... e que, por vezes, no tumulto dos dias, parece remoto, também... mas...

:) duas pistas de navegação (a primeira diz respeito à rota que foi seguida, a outra... está em estudo... há um problema de assinaturas digitais...):

www.activeworlds.com

www.secondlife.com

afectuosamente

Eridanus

Paulo said...

Sonhar...não é nada mau...
Abraço
Paulo

Anonymous said...

Sabe... Tenho vontade e medo ao pensar em fazer uma regressão...

Meu anjo.. Perdoe o afastamento... Problemas, perdas pessoais me afastaram um pouco. Mas estou de volta!

Beijos

Eridanus said...

... uma regressão, querida Sandra?
Mas, porque não tentar esse reencontro com o outro(a) em si de outra forma?, talvez menos comprometedora e dispendiosa, como, por exemplo, nos activeworlds, num ensaio duma alter-identidade ("role play", ou "jeux de rôle") ?
.
.
.
lá, naqueles mundos da virtualidade real, pelo menos, eridanus poderia acompanhar-te

Um beijo para ti

Gi said...

Berenice e Eridanus ,
Os meus blogs, Pequenos Nadas e Grandes Coisas, estão irremediavelmente perdidos por o google não reconhecer as minhas passwords de acesso. Desde o dia 18 que me apetece refugiar num mundo inventado como as imagens que aqui deixaram, devo ter andado lá próximo. Ontem desci à terra e abri um novo blogue, o nome é o mesmo o endereço idêntico, acho que assim não noto tanto a diferença. Deixo-vos aqui o novo link, o outro naturalmente está disponível para visualização.

Beijinhos e uma semana cheia de luz

Gi said...

Desculpem, ainda não aterrei por completo...
o link é este.

Obrigada

Gi said...

Espero que esta ausência prolongada não se traduza em algo de cuidado...

na expectativa que tudo esteja bem, deixo um beijinho

Anonymous said...

vim através da Rosalina...:))))Leilão de Pensamentos...


e fico grata por descobrir este "lugar"...onde a diferença é mesmo diferente.



Parabéns.


(piano)

Jorge Moreira said...

Querida Berenice,

Foi nomeada por mim como um dos blogues que me faz pensar! Terá que passar pelo meu blog, copiar o selo do "Pensador" e depois talvez aceite o desafio de nomear cinco ou sete blogs...
Beijinhos,

Leonor said...

Então e como o prometido e devido aqui vai a m inha reclamação. O sonho parou em fevereiro? para quando novas entradas?
Fazem falta...
beijinhos e boa semana

PS - e já gora actualizem os links...

Frioleiras said...

Que beleza.... este blog... apareci por acaso, vagueando, de link em link ...

Abç

F.

A. said...

...meu querido amigo.



um abraço saudoso.

ana.

Liliana said...

...então, pé ante pé, parece que vos vi por aí... ou sou agora eu a sonhar?...

Deixo um abraço para quem o apanhar.

Anonymous said...

Good post.