Tuesday, January 02, 2007

liberdades e comunicação

"Nós, ocidentais, iludimo-nos pensando que somos totalmente científicos e sensatos, que não temos mitos. Mas este é um dos nossos principais mitos."
.

"Se o nosso mito-sonho ocidental exige que escravizemos espiritualmente os outros a fim de «salvá-los», não deveríamos surpreender-nos que o mito-sonho deles exija que fiquem completamente livres para se salvarem."

"Mas ambos os mitos-sonhos [...] são apenas expressões parciais e inadequadas de toda a verdade [...]. Os dois precisam um do outro para cooperar no empreendimento comum de construir um mundo adequado para a maturidade histórica do homem."

.

Fonte: Thomas Merton, Amor e Vida, Martins Fontes, São Paulo, 2004.

6 comments:

Jorge Moreira said...

Uma grande Verdade!
Belo post para começar este ano com tolerância.
Desejo-te um excelente Ano.
Beijinhos,

Isabel José António said...

O que é científico é espiritual e o que é espiritual é científico. Não existem, no âmago das coisas, duas verdades. Todos pertencemos ao TODO e somos TUDO.

Daí que, se houvesse cooperação entre as duas vertentes da questão. todos lucraríamos.


Muito bonito este post.

Um ano de 2007 cheio de serenidade e saúde.

José António.

O nosso blog já está em funcionamento. Há só uma pequenas "coisitas" que ainda nos contrariam, mas a paciência é uma virtude.

Se quizerem fazer-nos uma visitinha...

Gi said...

A esse dar de mãos, eu dou o nome de Respeito e isso não se consegue com uma simples declaração de intenções. Até o Homem conseguir essa proeza vamos fazendo o que está ao nosso alcance para ir moldando (seria demasiado auspiciar por uma mudança) de mentalidades.
Noite feliz Berenice

Nitrox said...

Um belo texto, fiquei a pensar no que tenho perdido com esta falta de tempo para passar aqui mais assiduamente!

Ainda estou longe de tudo a que me propuz e cada vez mais enredado numa teia que me está a roubar o ar!

Mas sei que não há mal que sempre dure nem bem que nunca acabe!

Bom fim-de-semana!

hfm said...

Gostei de ler.

A. said...

aqui meu amigo



agora aqui.
refazendo o desfeito.
...o outro desapreceu.



lentamente.um por um.





...sem dúvida.a pouca
liberdade.




um beijo meu querido.