Friday, December 01, 2006

além mim


Caminhava eu, "da nossa vida a meio da jornada",
.
e "um anelo de ventos e nuvens apoderou-se do meu coração".
.
"Quem sabe [agora] para onde se dirigem os desejos do meu pensamento?"
.
.
?
.
.
"A essência do Caminho do Chá:
.
ferver a água,
.
mexer o chá,
.
bebê-lo, e nada mais.
.
Dever-se-ia sabê-lo."
.
.
...
.
«Bem-aventurados os pobres em espírito,
.
porque deles é o reino dos céus.»
(Mt 5, 3)
*
*
*
*
Fontes: da imagem: Guiti, Wild Flowers; das palavras, por esta ordem: Dante Alighieri, A Divina Comédia, I vol., O Inferno, Canto I, Ed. Minotauro, Lisboa, 1961; Matsuo Bashô, Saigyô Hôshi e Sen Sôeki Rikyû, citados, por esta ordem, in H. Hammitzsch, O Zen na Arte da Cerimónia do Chá, Ed. Pensamento, S. Paulo, 1997; Bíblia Sagrada.

23 comments:

Rosalina Simão Nunes said...

perguntas simples, mas difíceis.

quando permitimos que anelos de ventos e nuvens se apoderem do nosso coração, não podemos querer pertencer, em simultâneo, ao reino dos céus.

digo eu, claro.

Eridanus said...

permitimos?, Rosalina?
...
se nos desprendemos de nós próprios, aonde nos poderá levar esta inquietação anelante que nos co-move e que transparece, mesmo na opacidade das palavras com que nos comunicamos?
...
próximo, tão próximo...
...
como com o teu cuidado me tangeras
...
pertencer-lhe? quiçá, depois que sirva na sua construção, nele encontre onde repousar a cabeça

Rosalina Simão Nunes said...

pois...sou eu que não tenho a capacidade de me desprender de mim própria. há sempre um fio que me prende...

Eridanus said...

... dizia Penélope, em Ítaca, aos seus pretendentes :)

Anonymous said...

...uma visita que não é bem um comentário a este post mas sim uma explicação por não responder já aos comentários no letras de babel. é que o dei por findo, o que achei que era notório nos dois últimos posts, sobretudo nas notas de rodapé...

mas, como venho dizendo nas páginas de quem me acompanhou nas minhas páginas, eu sou eu para além dum blog; penso, portanto, continuar a visitar-vos, sempre que possa.

um beijo, eridanus, e até sempre.

Nan

Gi said...

Passei e fui ficando. Espaço tranquilo este Eridanus (mesmo sem galinhas poedeiras :O) ). Obrigada pela vista (e pelo humor que faz tanta falta).
Tenha uma boa semana

Rosalina Simão Nunes said...

...sim, claro, penélope tinha ulisses...

Eridanus said...

até sempre, Nan :), um beijo
.
.
.
e que bom que tivesse ido ficando, Gi... também eu, demorei-me com gosto na visita do "Pequenos Nadas" (já está nos meus 'favoritos)... a 'viagem no tempo das galinhas' foi uma delícia ;)
.
.
.
oh!, Rosalina!, a hermenêutica do 'itálico' é coisa de esfinge... terá eridanus que defrontar novamente tamanho perigo?

Rosalina Simão Nunes said...

o itálico, pois. mas é simples. as pessoas não se têm. penélope que tinha um fim e eu que o não tenho e, ainda assim, prende-me um fio.

Arqui said...

Não sei muito bem se o autor do comentário vai com o autor do blog, seja como for, este é interessante e algo misterioso, o que sinceramente aprecio...
Junto-me ao grupo dos seus fans femininos :-)
A propósito da rota do chá, ainda ontem às duas da manhã preparei um com folhas de menta e de chá verde, estava delicioso, humm
Obrigada, pela visita

Eridanus said...

as pessoas não se têm, Rosalina, mas dão-se...
"a vida não é um sonho, mas pode chegar a sê-lo..." (parafraseando Novalis, citado por Borges, não me recordo aonde) :)
.
.
.
o comentador foi eridanus, senhora Arqui, sim, embora um pouco tonto, talvez, sem saber como do comentário a uma pena fazer justiça à sua própria fruição de "Penas e Plumas"... :)
.
fans femininos? senhora! que me fazeis corar... de contentamento puro :) ah, se esse chá estivera na minha rota... o que eu não faria... para merecer tal galanteio :)

Arqui said...

Senhor, como sois galante, devo confessar que apenas fiquei um pouco confusa, no meio de todas estas palavras mais delicadas que penas e suaves que plumas.
Não me leveis a mal, quem disse que não gostei do comentário? Apenas corei para não me confrontar com o vosso o olhar. Deixai-me com o meu chá, que hoje é de de flores de cidreira

Assim me retiro, docemente

Eridanus said...

... assim doce, Arqui, foi o sentimento com que me deixastes, suspirando, só, sobre uma infusão de rooibos e assam, temperada de canela, pimenta preta e gengibre :)

Anonymous said...

...saboreando.apreciando.












sempre tão sereno este meu amigo.
beijos meus.

Eridanus said...

ahhh!, *suspiro*, :) e donde me virá tal serenidade, senão do gosto saboroso dos beijos da minha amiga -preciosa- A.?

Anonymous said...

(Oi, amigo... Demorei em aparecer pois tive uns pequeninos problemas. Espero que tenham acabado.)

Mas... Para onde caminhamos todos?

Letras de Babel said...

Feliz Natal e um grande Ano Novo para ti...

...com a tranquilidade possível comunico que, um dia destes, vou voltar ao meu espaço...

beijo e até breve

Anonymous said...

Andas zangado comigo...sinto.




...eu não estou.
Gosto muito de ti e desejo que passes um natal cheio de paz...assim...saboreando.




:)

Eridanus said...

... a quantas almas gentis aqui me surpreenderam, com a delicadeza das suas palavras, ultimamente Sandra, Nan e A., quero corresponder, partilhando convosco a ternura da Natividade que nos comove... sêde felizes!... assim como sois belas! :) tu também, Berenice!

Jorge Moreira said...

Um Santo e Feliz Natal Amiga.
Votos de Felicidade para toda a tua Família.

Um Abraço ao Eridanus também com votos de Bom e Feliz Natal.

Do teu Amigo:
Jorge Moreira

Gi said...

Eridanus,
A gentileza e simpatia nas palavras mais breves...obrigada.
Bom Natal

Anonymous said...

______0___o__o__o0_0__o_o__0
_____0___o__o_o__0_0__o___o__0
____0_o___o___o__0_0___o___o__0
____00o0000o00o0o0_0o00o00oo0oo0
___o00o0o00000o000_00o0o00o0o00o0
___00000o000o000o0_000o000o0000o0
___0o00oo00o0o00o0__0000o0o0o00o00
___0o0o00000o00o0___000o0o0o0o0o00
____0o0o0000o0o0_____000o0o00o00o0
_____0000o0000________ 00o000o000
______0000000___________0000000
________00__________________00
_______00____________________00
______00______________________00
_____00_______TIM_TIM__________00
____00___FELIZ 2007______ _____ ___00
_000000________________________000000

Anonymous said...

...e mereço eu coisas assim?

Sereno és tu meu brando e doce G.








Vais deixando saudades...vais deixando sim.E um presente recebido com palavras de encantar.
...és bem estar.Obrigada.

Um beijinho para a querida B.