Friday, June 22, 2007

NO PRINCÍPIO

[...] Elohîms criava os céus e a terra.

A terra era desordem e deserto
Uma treva sobre as faces do abismo,
Mas o sopro de Elohîms planava
Sobre as faces das águas.
*


Elohîms diz: “Uma luz será.”
E é uma luz.
[...]

*
Mas um vapor sobe da terra
E rega todas as faces do terreno.

*


[...] Elohîms forma o terroso – Adâm,
pó do terreno – Adama.
Ele insufla em suas narinas um hálito de vida:
E é o terroso, um ser vivente.
[...]




Ao menos, acreditai-o por causa das mesmas obras.
Em verdade, em verdade vos digo:
quem acredita em Mim, as obras que Eu faço,
fálas-á também, e fará obras maiores do que estas,
[...].

*

**

Fontes: texto: A Bíblia, «No Princípio» (Gen 1, 1-3 e 2, 6-7), com base na tradução de André Chouraqui, para a língua francesa, Imago, 1995, e «Evangelho segundo S. João» (Jo 14, 11-12), tradução de José Falcão, Logos, 1957; imagens: «Light of the desert» de Dominique Tison, «Arc over Arches» de Mahesh, e Nébula galáctica do Coração.

6 comments:

Anonymous said...

Saudades... E voltou com uma linda passagem! E as imagens ficaram perfeitas.


Beijos

A. said...

pelo meu...pelo Teu


...rezo para que os caminhos
sejam longos, meu queridíssimo amigo.meu.






um abraço.forte.

Liliana said...

Olá

Que bom que voltou!!!
Por princípio, nada se perde , tudo se transforma...
No Amor reside a força criadora que cresce e se multiplica...

Um abraço

Su said...

eis o ser vivente..........

jocas maradas .........sempre

Berenice said...

Querido Eridanus,

Enigmática a Palavra...! Obras maiores do que as Suas?! Talvez que pela desigualdade dos poderes ... ou por outra qualquer imensidão - Amor ou Fé? - a cujo poder ainda não nos rendemos? Talvez a chave se encontre no final deste caminho...

Beijinhos.

Brenice

hfm said...

Como num óleo imagens e palavras fundiram-se dentro de mim. Belo.