Wednesday, August 09, 2006

thauma






O homem que conhece os valores é um ser real, um pedaço de realidade... tendo estes penetrado na sua consciência, é evidente que nisso se dá como que a sua precipitação na Realidade...
.
.
.
.
É assim que nós conseguimos apreender os valores ideais, não como algo que nos é estranho, mas como algo que já está em nós próprios: os valores relampejam, revelando-se subitamente na nossa consciência; e a nossa vivência diz-nos, nesse momento, que o significado mais profundo da nossa vida não é senão o de sermos o seu ponto de irrupção na vida.
.
.
.
Com efeito, nós não só podemos conhecer os valores, como podemos realizá-los! Podemos fazer deles o objecto do nosso querer e o fim da nossa actividade! É este o processo por que podemos torná-los, a eles, reais, e a nós, pessoas - seres dotados de uma personalidade humana, criadora de valores.
.
.
.
... Então, se "a filosofia de cada um depende da espécie de homem que cada um é" (Fichte) ,
*
«Porque dormes e sonhas, Jovem, em ti mesmo oculto,
E páras e te demoras na margem fria, ó paciente,
E não atendes à tua origem, tu [...] ?»
*
*
*
Fontes: as duas imagens - Marge Bennett (Ode to Joy, II e III); o texto principal - Johannes Hessen, Teoria dos Valores; o poema (excerto) - Hölderlin, O Rio Agrilhoado.

8 comments:

Su said...

dizes td no 3º parágrafo..maravilhada fiquei eu
jocas maradas de valores por mim criados:)))))))))))

索菲娅 said...

É um facto...páro e demoro.me na margem fria porque sou dela prisioneira...um rei das Neves qualquer mantem.me cativa, a paciência já não é virtude e há muito se transformou num hábito mas está descontrolada daí eu não atender as minhas origens porque as deixei pelos trilhos dali e dacolá...são valores reconhecidos mas irrealizáveis na vida relâmpago fusco que levo...
(finalmente um espaço para eu deleitar a minha consciência e inconsciência, obrigada)

hfm said...

Gostei muito do que aqui vim encontrar. Voltarei, seguramente.

Anonymous said...

Valores éticos,morais...não se trata apenas de se ser Homem
pelo simlpes acto de viver,mas pelo seu caminho e sentido de existência na experiência que vai assumindo ao longo dos tempos.


........................


Meu querido
lindas as palavras que sempre me deixa...só lhe posso agradecer profundamente tamanho carinho.

(Por vezes tem de deixar a música passar uma vez sem a ouvir bem...e só depois se consegue ouvir decentemente.penso que seja apenas isto.)

Um grande abraço.
voltei de férias.

José Leite said...

Ai estes valores... vinte valores!!!

AM said...

To Eridanus:
Changed my blog's name
http://moithinkingoutloud.blogspot.com/
ex am_pm

Eridanus said...

jocas valiosas, su, essas tuas

talvez esse reconhecimento seja o primeiro passo para a realização, phi@,

ainda bem hfm, será bem vinda

a beleza das minhas palavras, a., ... talvez seja a gentileza com que me lê, ou o efeito de não sei que indefinido, mas algo trágico sentimento que me inspira alguma estética no seu blog... não sei senão que não sou menos tocado...

generosidade vossa, senhor rouxinol

thank you am, I'll be there, soon

Anonymous said...

What a great site » » »