Sunday, August 13, 2006

celebração


"É assim a nossa vida na terra
Como uma estrela da manhã, uma bolha sobre a água
Uma gota de orvalho, um relâmpago no céu de verão
Um sonho neste mundo flutuante"
.
ora

«Não existe nada onde não se possa ver pelo menos uma faísca de valor. O que é próprio do homem consiste em activar esta faísca, e em fazer irromper dela uma chama clara, senão mesmo um incêndio.»
.


... assim, de um passo de dança até uma explosão de alegria,

vá a distância de um gesto de alegria até uma fulguração de dança...

*
*
Fontes: as palavras: Sutra de Diamante; Joseph De Finance, Essai sur l'Agir Humain; a imagem: Glenda Dietrich, Dance of Joy.

22 comments:

Su said...

diz-me qtas vezes foste incendio?

alegria/dança/chama/incendio...a imagem escolhida trnsmite td isso

repito.me...gosteiiii

jocas maradas

Eridanus said...

que pergunta Su!!! assustei-me, fiquei em sentido, tive medo... vou responder! (e o teu "castigo" [:)] será a decifração [?]):

1) nenhuma ;
2) não posso falar em causa própria ;
3) que Deus me pese na balança justa [Job 31, 6];
4) é um milagre, não me terem já ardido o tecto e o soalho;
5) um dia, se esse dia chegar, hei-de estar pronto para dançar com uma só labareda;
6) já o fogo se estendeu pelo céu, mas fui poupado;
7) ardo em silêncio e mistério de mim mesmo.

... e agora, volto ao meu estudo sobre a constituição de mundos, que sempre é mais fácil do que responder às tuas perguntas, senhora ;) ... e fica sabendo que gosto de ti !!!

Su said...

psttt menino, nada de ficar assustado, nada de responder em enigma:)))))))))))))))
1.nenh.uma
2.quem falará
3.sem balança
4.sortudo
5.dançarás
6.pq estás na terra?
7.ardes?mistérios!
jocas maradas de danças

pstttt mois aussi:)))))))))))))

索菲娅 said...

Vénus...
bxox

Eridanus said...

Vénus ? Aquele planeta cujas núvens são feitas de gotículas de ácido sulfúrico ? ;)

Citereia ? Ericina ? Veneralia ? Verticordia ? Genetrix ?

... ou phi@ ?, o que se guarda ainda, para quem avança, perdido e trabalhado ? ... quando me será mostrada, a nova pátria que desejo ? ... o que vêem esses teus olhos ?

bxox :)

Rosalina Simão Nunes said...

"O que é próprio do homem consiste em activar esta faísca..."

já que o mote é o de fazer perguntas (gostei, su. obrigada pela deixa...ehehehhehe)

aqui vai a minha:

quantas vezes activaste a faísca "neste mundo flutuante"?

Eridanus said...

.
.
.
"No centro da [Blogosfera] conspira-se.
O facto data de [Agosto de 2006].
São [mulheres] de distintas estirpes. Decidiram esquecer diferenças e acentuar afinidades.
[...]
Coube-lhes em sorte uma estranha época."

Com os seus dedos, elas tecem carícias num teclado, libertando jorros de electrões numa matriz semicondutora.
Investigações minuciosas não revelaram quaisquer rastos de ionização, como aqueles que, por vezes, são vistos unindo o céu à terra, embora os navegantes mais experimentados relatem ter visto estranhas e súbitas fulgurações nos seus olhares...

"Oh anda ver
uma bola de neve
a arder"

rola, Rosalina, rola
rola pela brancura

Rosalina Simão Nunes said...

ai, ai...acabara eu de publicar o meu nome em japonês...dei aqui um "saltinho" e vou descobrir que que "a bola a arder" é de um mestre japonês?!!

é que nem vou tentar perceber mais nada sobre a teoria da conspiração "no centro da" [blogosfera] com [mulheres] "de distintas estirpes".

é já para o "vale dos lençóis".

bem, não saio sem antes dizer que a cadência das últimas palavras me trouxeram à memória "Leonor pela verdura;/ Vai formosa, e não segura."

Anonymous said...

Tenho estado atenta a ler o que foste respondendo aqui...

Sinto que estás feliz...
celebras com fulgor o brilho da tua alma.

Eridanus...o meu abraço
como um simples gesto claro e quente.

Eridanus said...

.
.
.
bom dia Rosalina :) fremosa e não segura, do seu espírito, aguçada!

«Contra quem, rosa
adoptou
esses espinhos?
Foi a vossa alegria delicada
que vos forçou
a tornar-se essa coisa
armada?»

(... as convenções de escrita diluem-se, por aqui, sobretudo nestes 'comments', mas não nos 'posts'; trata-se de obstar, na medida do razoável, ao que seria uma inevitável pedanteria;

em geral, o que vai entre aspas, ou em itálico, por vezes a negrito, não é 'meu'...

quanto ao (segundo) poeta japonês cuja leitura aqui tenho partilhado, já o referi antes... acrescento a editora, cidade e data: Matsuo Bashô, O Gosto Solitário do Orvalho, seguido de O Caminho Estreito, Assírio e Alvim, Lisboa, 2003; outras referências que queiras, diz (menos a da rosa de hoje, que só ta dou se prometeres que estudas física... ai ai esta ciência!) )

索菲娅 said...

o que os meus olhos vêem??? pois creio que nem eu, por vezes, decifro mas sei, algumas outras, o que gostariam de ver e assim vão sonhando...

Eridanus said...

querida a., a minha felicidade é agora mais completa, acalentada que se deixa embalar, no sentimento deste abraço quente, de quem me inspirou na sua expressão :)

(este post é ainda, parcial mas directamente, o fruto da pulsão que experimentei quando antes, admirando-te, te perguntei "mas, porque dançais como se sofrêsseis?", recordas-te?)

... esta alegria que assim quis comunicar-te tem raízes, que, no rigor a fogo das palavras exactas e sofridas, do poeta Hölderlin, se escrevem assim:

«Por toda parte nos resta ainda uma alegria. A dor pura entusiasma. Quem sobe sobre a própria miséria, está mais alto. E é magnífico saber que só na dor sentimos bem a liberdade da alma.»

... mas a alegria que eu hoje celebro, pura, é a deste encontro, é a tua

Eridanus said...

ora phi@, saberão elas?, saberás tu?, que «a vida não é um sonho mas pode chegar a ser um sonho» ?
.
.
.
ah!, Rosalina do sentido aguçado, te reconheço, que na 'brancura' senti também a melodia da 'verdura'... por isso hesitei, não pela formosura, que tenho por segura, mas em atrever-me a dizer-te insegura... :)

Rosalina Simão Nunes said...

ora pois, então, 'segura'mente não irei ser digna de tal oferta.

DE-PROPOSITO said...

Um texto, não estou bom para comentar.
Deixo um beijinho, pode ser que a inspiração apareça.
Fica bem.
Que a felicidade ande pertinho de ti, ao alcance da tua mão.
Beijinhos.
Manuel

Eridanus said...

socorro! Berenice! :)

Su said...

eheheheh ri.me com o grito de socorro........ehehehehe
jocas maradas

Anonymous said...

(...mas a alegria que eu hoje celebro,pura,é a deste encontro...)

Só hoje voltei a ler os teus comentários...e fico assim,sem
uma palavra que possa explicar
o(mundo)que aqui me deixas.

É um mundo de coisas bonitas
aquelas que,não sei como...vês
em mim.(?)





Fica o meu enorme obrigada e o
Sentimento deste abraço.Quente.
:)

Anonymous said...

...a Berenice?
Onde anda a Berenice que
nunca a vi...?




Um grande beijinho Berenice.
:)

Eridanus said...

menina su!, que riso maroto... em vez de vir ajudar ;)
.
.
.
explicar, gentil a., eu também não sei... ou sei, mas por vezes há demasiada luz... a verdade?

há coisas, diz-se bem, que são invisíveis para os olhos, mas se eu as 'vi', é porque estão 'lá'... e eu vi, sim, ou vi como quem sente, que é ver ainda mais realmente! :)

... resposta difícil,esta :) ... mudo de assunto: a tua sugestão deu resultado: já hoje ouvi "Sweet Jane" 3 vezes; obrigado :)
.
.
.
a Berenice ? por onde anda a Berenice?, pois, não sei, que eu este mês decidi recolher-me como um contemplativo, em casa, solitário, e avisei: comunicação, só por aqui! (que isto de estar a estudar como se haja de navegar através dos mundos, tem que se lhe diga... que o diga o principezinho, que só tinha um planeta de que cuidar...)...

mas aposto que também se estará a rir para com os seus botões!... e ainda por cima é quem leva este beijinho... ;)

(tenho saudades suas!, sabe?)

beijinhos

Berenice said...

Querida a., um grande beijinho também para si. Só não tenho aparecido por não querer vir a estar envolvida na grande conspiração que se tece aqui, "no centro da Blogosfera" - conspirações, bastam-me as tecidas pelo Destino- e como as "fulgurações do meu olhar" apresentam, ultimamente, alguma radioactividade originada por alguns problemas no circuito familiar, resolvi, por bem deste espaço, reduzir as carícias no teclado bem como a minha presença no blog, por uns tempinhos.

Querido Eremita, digo, Eridanus,
também já tenho saudades tuas. Continuo atenta aos teus "sinais vitais" aqui no blog e tenho amado os teus posts, embora não os comente pelas razões atrás expostas. Continuo tb a velar para
que leves a bom termo esse empreendimento, isto é,essa navegação através dos mundos em que tão arduamente te lançaste. Fico à espera de notícias.
Um grande abraço!


arduamente te lançaste.

Anonymous said...

:)sim...resposta difícil.Obrigada.






Um imenso abraço para vocês
os dois.
;)