Monday, September 11, 2006

mysterium eridani II


... vencida a esfinge, eridanus deixou para trás de si o primeiro portal do terror e entrou no adro da realidade..., descobrindo-se a si próprio, começa, enfim, a compreender o que é necessário no universo, o que é necessário em cada acontecer, como sendo o que é necessário à sua própria alma...



... siderado por esta percepção dos vestígios antigos que encontra no deserto, duma prova da sua própria existência, eridanus caminha agora pensativo, sobre um magma pulsante de novos mundos emergentes, ferindo-se naqueles que solidificam e cristalizam, cauterizando as suas feridas na memória do brilho salino da mulher de Lot, que evanesce dissipada...


... exausto, mas não exangue, eridanus oferece o corpo a um rio de lava que flui e, assombro seu, descobre-se resgatado desse frio, envolto e revolto numa labareda que o banha de luz rasgada através da opacidade do seu ecrã...


... eridanus baixa os olhos e contempla ...


*

Fontes:
Das palavras: Hermann Broch, A Morte de Virgílio, Relógio D'Água ; anónimo, século 20, A Conjectura Existencial de Eridanus.
Das imagens: radio canada (?), Sphinx ; Bill Russell, Desert Night ; Quarks & Co, MAgma ; flame galactic nebula.

27 comments:

hfm said...

Belíssimo!

Anonymous said...

Hoje,os meus...chovem.









...tenta deixar-te descansar
meu querido E.
Sinto que é desse sossego que precisamos tantas vezes.
Lutar sempre...cansa.Tanto.

索菲娅 said...

...baixo os olhos também com as palavras que acabei de ler...lamber feridas, cicatrizes, enfim, soa tudo tão familiar que quase roça a banalidade, pela sua ciclicidade!! caímos e não temos outro remédio que levantar de novo, mesmo sabendo que a queda será o próximo passo!! bxox

Su said...

a vida é feita de marés....umas vezes altas..outras baixas....

feitas de quedas.....livres ou não

como diz a canção, reconhece a queda e não desanima, levanta, sacode a poeira, dá a volta por cima.....

mas pq baixas os olhos qd contemplas?

jocas maradas de sentires

Eridanus said...

obrigado, hfm, eridanus surpreende-se de merecer tal elogio de tão atenta e experimentada viajante (quem sabe se suspirando por acompanhá-la... ) :)
.
.
.
querida a., recebeste então o dom das lágrimas... justamente um daqueles em que sou carente... ai, o que eu te diria, se ele fora partilhável...

as raposas, minha querida, têm as suas tocas, e as aves do céu têm os seus ninhos, mas o filho do homem, esse, não encontra onde repousar a cabeça... o teu conselho, querida, é como um bálsamo... pudera eu recebê-lo como se a tanto me entregasse, fechara os olhos e to sentira... :)
.
.
.
as tuas palavras, liliana, são como água nas cascatas de montanha... como tu vês!... mas recreio, senhora, ai Deus i u é?
.
.
.
não, phi@, não há ciclos, mas sim caminhos que se percorrem, como quem sulca na terra as rugas do seu próprio rosto, e é sempre mais alto... e é sempre mais fundo...
os que ficam são os que petrificam... :)
.
.
.
os olhos, su, baixam-se, ou fecham-se, para se ver melhor, como quem sente, como quem ama... o essencial é invisível para eles, ou talvez, resiste-lhes melhor :)

Su said...

....entendi.....te...........
deveria ser
..eridanus baixa o olhos ....
(implicando de imediato o sentir e o pensar)....
.......contemplar para mim tem mais a ver com olhar e ver atentamente..
opss sou assimm..chata ..desculpa lá
jocas maradas
su

Anonymous said...

...

Eridanus said...

... just recently, eridanus was found, somewhere above the virtual skies of the czek republic, by an angel friend with a snowy look... unfortunately, communication seems to depend on the installation of an .exe file, perhaps related to some multiple internet relay channel, which is something that eridanus is very much afraid to do, however grateful he may be -and he is - :)
.
.
.
... I would'nt say dull marakoka, ma'am, but rather, unintelligible :)

contemplação: s.f. (do lat. contemplatione). Acção de contemplar. || Meditação profunda. || Aplicação do espírito unicamente às coisas divinas com desprendimento completo das mundanas. || ...
.
.
.
será então acalentado pelo teu silêncio, senhora do rosto ígneo que hoje darei os primeiros passos, tentando disciplinar os pensamentos que assim, com ele me inspiras... tarefa difícil, a., proporcional à facilidade com que os mesmos, sem que lhes deites a rédea, se transformam em sentimentos (que me confundem) :)

Su said...

eridanus a partir de hoje passarei por cá..mas não deixarei comentários.....pq sim....pq gosto de ler.te, e meus comentários são desnecessários....só precisas de ser lido.....
de qq modo agradeço o sifnificado de contemplar.... grata pela explicação profunda e fundamental para a minha felicidade
jocas maradas
su/marakoka

Anonymous said...

:)

Anonymous said...

"...se transformam em sentimentos (que me confundem)"








...a mim.

Luna said...

Tudo o que se passa na natureza tambem se sentem no nosso interior, no fundo somos um microcosmos no meio de um macrocosmos
gostei muito

Eridanus said...

quando eu era criança de 3 ou 4 anos, Liliana, os armários e guarda-vestidos da casa de meus pais eram altas montanhas que eu me aplicava a escalar... agora, cresci, as montanhas que escalo são outras, mas não sei se estou mais próximo do Sol do que então... sei que tenho de continuar e espanto-me com as escórias que a luz que me fere me arranca do coração... por momentos, detenho-me e contemplo... mais raramente, chovem salpicos, sim :)
.
.
.
dizer da necessidade de eridanus, Su, quem dirá assim?, deixando-lhe apenas o travo amargo e adstringente do sarcasmo... mas essa necessidade é um dos traços característicos do seu próprio mistério...
.
.
.
eridanus woke up this morning with the memory of his angel friend in his mind... could it be the case that there are angels in some robot's blogosphere?
.
.
.
... no pensamento?, querida a., ou no sentimento?
a ambiguidade possível nas minhas próprias palavras, assusta-me... o coração que mas dita é verdadeiro e nunca mente, mas a sua verdade só prevalece quando elas atingem o coração que a consente...

tendo razões para pensar que não seguiste a hiperligação que te sugeri há dias, for your eyes only, interrogo-me sobre se ela chegou mesmo até ti, passando através dos obstáculos à comunicação que por aqui, às vezes, se tecem (firewalls, listas de contactos, de favoritos, etc)... poderás dar-me um sinal?
.
.
.
inteligência e gentileza tua Luna :)

Eridanus said...

... to link is
to connect is
to rejoice!
:)
oh, how lucky I am,
oh, how lucky I am,
oh, how lucky I am,
to be here with you!
:)

Angel Feathers Tickle Me said...

Love to all......

Anonymous said...

Obrigada G.

Angel Feathers Tickle Me said...

I would love to be the butterfly

Poesia Portuguesa said...

Hoje o Poesia faz um ano.
Um ano inteiro dedicado à Poesia de autores de Blogues, em que tu és também participante.

Por isso o meu obrigada e o meu abraço ;)

Poderás ver a publicação nesta página:


http://portuguesapoesia.blogspot.com/2006_06_01_portuguesapoesia_archive.html

Pedro Melo said...

Descobrir dentro para descobrir fora... descobrir o micro e o macrocosmos...

Soberbo...

Anonymous said...

...um dia bom para ti Eridanus.
Um bom dia.
Um abraço.

Eridanus said...

:) obrigado, A., pelas tuas palavras gentis... eridanus passou o dia em trabalhos que lhe pareceram mais suaves, depois que tas leu...

... e sentiu também uma certa felicidade que é, na verdade, a tua, desde antes, logo que se apercebeu da mudança de nome do teu blog (na verdade, não sabendo da impressão que te terá causado a 'sua' (de G., na verdade) citação de um certo poema -sobre a morte-, vinha experimentando uma apreensão que a tua mudança, de algum modo, dissipou)

Um beijo para ti !

Eridanus said...

today, once again, eridanus stood astonished as he received another e-card from his misterious angel friend... like the previous and first one, this one also came from the skies above the Czech Republic... eridanus was able to track it back to a site belonging to the Aeroklub Kromeríz (with some funny accents over the 'eriz' part)

eridanus liked the snow angels very much :) , but he would appreciate it even more to know who are they flying for

AASnow ?

fotArte said...

Foi bom estar aqui de novo. Gostei imenso.
beijinho

Anonymous said...

Saudações!
Obrigado por compartilhar um pouquinho de seu espaço comigo
::::::::::::::::::::::::::::
Tenha um Lindo dia
Cadi
:::::::::::::::::::::
Alma da Terra

Anonymous said...

Bom fim de semana

Anonymous said...

Passei para deixar um beijinho.
(`“•.¸(`“•.¸ ¸.•“´) ¸.•“´)
«`“•.¸.♥ Daniela ♥ ¸.•“´»
(¸.•“´(¸.•“´ `“•.¸)`“ •.¸)

PF said...

Gosto da tua forma de escrever, ousada, misteriosa, erudita.

Bjs