Saturday, June 03, 2006

Pégaso meu


Nas asas de uma nuvem
a galope
Corro pelo tempo fora
qual Atena
Sem rédeas nem freio,
só com esporas
Sobrevoando miragens
de verbena

Não quero demorar-me
na subida
Pois metade do meu tempo
já passou
Deixo p'ra trás
todas as fantasias
Que pelas asas de um sonho
é que eu vou

E eis que me detenho
na fonte d'Hipocrene
Dessedentando minh' alma
sequiosa
Que neste finito pedaço
de infinito
A viagem é curta
mas penosa

E entre as asas da vida
a toda a brida
Fustigando as horas
cavalgo estrada fora
O meu relógio
só tem o ponteiro dos dias:
das alegrias de te ver
não vejo a hora

Entre as asas do tempo,
peregrina,
Cortando a distância,
vejo o Futuro à porta
Faço voar o sonho e a alma,
enfim, a vida
Erro meu! nem o Presente
já m' importa!

No meu cavalo alado
vou montada
Galgando o infinito rumo a ti
Que um sonho
fez-se minha estrada
E o meu destino - ou desatino
És tu, minh' Alma Gémea,
meu Espírito, Querubim!

14 comments:

Jewaira said...

The photos are beautiful and I am sure the words are even more so - I do wish I could understand the Portugese.

Rosalina Simão Nunes said...

a busca da alma gémea...

Isabel José António said...

Querida amiga Berenice,

Montas tal cavalo alado à desfilada
Levantas todo o pó que há no caminho
E inicias a busca eterna, demorada
De ti própria e do teu amor e carinho

E por essa estrada tudo vês e sabes
Interiorizas todas as vivências
Sabes que não são coisas tão graves
Nem há sequer as ditas coinciências

Quem traça o rumo és somente tu
Quem tropeça, se lavanta e continua
És tu que desvendas e pôes tudo a nu
E tens paz de espírito e a alma nua

E nesse demanda sempre intemporal
Há a pureza que se redescobre
Num passe de magia fenomenal
É caminho para casa que se percorre

Está tão bonito este teu post.

Muitos parabéns

Um abraço

José António

Pedro Melo said...

Que magnifico "Ser Alado" aqui voa e abre um caminho de sentimentos palavras, emoções...


Adorei!

DE-PROPOSITO said...

E passei por aqui.
Fica bem.
Manuel

Menina Marota said...

"...Não quero demorar-me
na subida
Pois metade do meu tempo
já passou
Deixo p'ra trás
todas as fantasias
Que pelas asas de um sonho
é que eu vou.."

"perdi-me" por aqui... vou voltar...

Abraço ;)

Rose said...

Berenice,

Que vôo belo em busca de alma-gêmea. Belo poema. Belas fotos.

beijos

lince said...

Simplesmente... Belo!
Mas permite-me que te diga que o tempo na verdade não existe. O tempo só é reconhecido pelo Homem, pois foi o próprio Homem quem o criou. Todo o tempo é só e apenas um momento e, é neste pressuposto que se dá o Amor; a Felicidade; a verdadeira Entrega; a Partilha; o Prazer; a Paixão, competindo a cada um de nós torna-lo eterno. Bjs.

Su said...

belo poema.gosteiiii
jocas maradas de tempo

Poesia Portuguesa said...

Tomei a ousadia de levar um poema e imagem da Berenice...
Algum inconveniente será de imediato retirado...

Um abraço ;)

fotArte said...

Foi muito belo. Tanto o poema como as fotos. Adorei
beijinho

Rosario Andrade said...

Bom dia Berenice!
PEGASO!!!! uma das minhas figuras mitologicas preferidas. Tanto que o vou pintar brevemente!...
Bjico grande!

Al Berto said...

Olá Berenice:

Gostei muito de visitar o seu blog que conheci através da Rose.
Voltarei.

"É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras."

Um beijo,

Anonymous said...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»