Sunday, January 08, 2006

...enquanto acima de cada um dos céus ali reflectidos, em cada uma das ondas navegadas, em anseios de antecipação...


... pelos sonhos que hajam de vir... e devir... eis... acontece:


«Ouve-se a voz de um silêncio divino [...] e eles cantam [o esplen]dor do firmamento luminoso (que está) debaixo do assento de sua glória. E quando os ofanim avançam, os anjos santos retornam; eles saem entre as rodas gloriosas, como uma aparência de fogo, os espíritos do santo dos santos. Ao redor deles, a aparência de uma corrente de fogo semelhante ao electro, e uma substância radiante com cores gloriosas, maravilhosamente misturadas, brilhantemente unidas. Os espíritos dos deuses viventes se movem continuamente com a glória dos carros maravilhosos. E (há) uma voz silenciosa de benção no tumulto de seu movimento, e louvam o santo no retorno aos seus caminhos. [...]

[...] Porque Deus troa com o estrondo de sua força, e sua morada santa ressoa com a verdade de sua glória, o exército dos céus aumenta seu som, e os fundamentos eternos se dissolvem e tremem, e a batalha dos heróis celestes atravessa o orbe, e não retorna até ter completado a destruição decidida para sempre. [...]»

... e tudo isto, oh Deus!, enquanto num qualquer jardim,

"Em vão o menino tentava

Segurar uma gota de orvalho

Entre o polegar e o indicador"

****************** ONDE ESTÁS ? *****************

**********************

Fontes: Textos de Qumran, 4QCânticos do Sacrifício Sabático, Frag. 20-22, e 1QHodayot Col. XI (=III+frag.25), 34-35; e Issa Kobayashi, Primeira Neve [haikus]. http://www.adlerplanetarium.org

3 comments:

Rosario Andrade said...

Bom dia!
... nao tenho deuses mas o trecho é bonito...

Abracicos!

Eridanus said...

... não tens não, jóia, eles é que te têm a ti, e se alimentam dos teus sonhos e dos teus pensamentos (que povo extraordinário foi que descobriu isto e lavrou estas palavras?, não me dirás?)...

... eu, entretanto,

«Perguntei um dia à Musa, e ela
Respondeu-me:
No fim hás-de encontrá-lo.
Nenhum mortal o pode compreender.
Do altíssimo quero eu calar.»
(Hölderlin)

... mas sabei que sois senhora da minha simpatia e causa do meu sorriso :)

greentea said...

lindissimo o teu texto
os deuses existem sempre, revestindo diversas formas ao nosso redor